Buscar   OK
Regional

Publicada em - 187 visualizações
Granjeiro está a um mês do colapso hídrico

Ipu News


O segundo menor município em número de habitantes do Estado está passando por um colapso hídrico. O Açude Junco, que abastece Granjeiro, na região do Cariri cearense, encontra-se apenas com 7,56% de sua capacidade total. De acordo com André Wirtzbiki Alexandre, membro da Associação dos Gestores Ambientais do Estado do Ceará (Agace), "o reservatório só dispõe de água para abastecer a cidade até agosto, no máximo início de setembro".

O operador técnico da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Francisco Assis Pereira, conta que este é o menor nível do açude desde a sua construção, há 60 anos. "Nunca o vimos tão seco", pontua. Segundo Raila de Alencar, gestora de núcleo da Cagece, para manter o abastecimento da cidade, que conta com 4.600 habitantes, conforme último senso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Companhia está operando de forma alternada.

"Antes a vazão era liberada durante 12h por dia. Agora reduzimos para 7h/dia. Uma parte da cidade recebe a água pela manhã e depois fechamos a vazão para abastecer outra parte da cidade", explica. O racionamento, iniciado no começo de junho, no entanto, pode não ser suficiente para garantir o abastecimento da população. "Dos quase cinco mil habitantes, mais de dois mil dependem exclusivamente do Junco, os outros utilizam poços profundos. Então, em agosto ou setembro, o açude já não terá mais como abastecer. É uma problemática que deveria ter sido pensada antes, e não agora, com a corda já no pescoço de muitos", critica Wirtzbiki.


DN




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Estatísticas
Visitas: 3358909 Usuários Online: 33
Empreendedor Destaque
+ Acessadas

88-999687855

Ipu News, fundado em 20/11/13
APP Ipu News
Rádios.com
Bate Papo

Digite seu NOME:


Ipu News

Parceiros


Copyright (c) 2018 - Ipu News - Todos os direitos reservados