Buscar   OK
Regional

Publicada em 25/07/16 às 12:57h - 801 visualizações
Sem soro antiofídico, agricultor morre após ser picado por uma cobra em Ubajara

Ipu News


Um agricultor de 64 anos morreu no último fim de semana após ter sido picado por uma cobra e não receber o soro antiofídico, que estava em falta no hospital, em Ubajara, a 329 km de Fortaleza. A Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) informou que recebeu 400 ampolas e 250 estão sendo distribuídas no Ceará para garantir o atendimento.

Antonio Mendes da Silva foi picado quando limpava um terreno e ainda conseguiu matar a cobra jararaca, antes de ser socorrido por familiares. Ele foi levado ao Hospital Municipal de Ubajara, que estava sem o estoque do soro. Depois, foi transferido para a Santa Casa de Sobral, mas não resistiu.
A distribuição ficou irregular devido aos atrasos dos laboratórios produtores, conforme o Ministério. Procurada pelo O POVO Online nesta segunda-feira, 25, a Sesa explicou que recebeu 400 ampolas de antiveneno, na última sexta-feira, e iniciou a distribuição de 250 delas nas sedes das regionais.

Segundo a Sesa, o repasse de apenas 250 ampolas tem o objetivo de garantir estoque estratégico para até a normalização da distribuição pelo Ministério.

Os acidentes envolvendo jararaca correspondem a mais de 80% dos casos com animais peçonhentos no Brasil, segundo a farmacêutica do Ceatox, Karla Magalhães.

A primeira recomendação, em caso de picadas de cobras, é manter a calma a fim de evitar a circulação do veneno no corpo. Também é indicado que a vítima beba bastante água, se estiver consciente, para evitar lesão renal. "É importante que o paciente não se movimente e fique em repouse. O local da picada deve ser lavado com água e sabão. Em seguida, deve-se procurar o atendimento especializado", lista Karla.

Antes da morte do agricultor de Ubajara, o Ceará havia registrado três mortes por ataques de animais peçonhentos neste ano.


O povo



Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Estatísticas
Visitas: 3360942 Usuários Online: 21
Empreendedor Destaque
+ Acessadas

88-999687855

Ipu News, fundado em 20/11/13
APP Ipu News
Rádios.com
Bate Papo

Digite seu NOME:


Ipu News

Parceiros


Copyright (c) 2018 - Ipu News - Todos os direitos reservados