Buscar   OK
Regional

Publicada em 23/10/15 as 10:45h - 202 visualizações
Após 12 dias, incêndio que atingiu vegetação na Chapada da Ibiapaba é controlado

Ipu News


O incêndio que atingiu a vegetação da Chapada da Ibiapaba, no Interior do Ceará, foi controlado após 12 dias de trabalho dos bombeiros, brigadistas do Parque Nacional de Ubajara e do Prev do Ibama. As causas do fogo seguem desconhecidas, mas há suspeita de incêndio criminoso e, conforme o Ibama, pelo menos mil hectares foram queimados.
Segundo a diretora substituta do Parque Nacional de Ubajara, Nágila Maria Pereira, as áreas de trilhas e visitas guiadas do parque não foram atingidas. "Foi mais na borda, mas o acesso à gruta, trilha e cachoeira não foram atingidos. Nenhuma área habitada foi afetada, felizmente".
Quando o fogo foi detectado, no último dia 10 de outubro, 14 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio) começaram a ação de combate ao incêndio, com apoio de voluntários das comunidades de Tipizal, Boa Vista e Palmeiras, em Tianguá.
O trabalho foi reforçado pelos bombeiros e Prevfogo do Ibama, que chegaram na área no dia 15 de outubro. A maior dificuldade, conforme o capitão Mardens Vasconcelos, do Corpo de Bombeiros de Sobral, era o acesso aos focos de incêndio, em Tianguá, Frecheirinha e Ubajara.

"O incêndio foi crescendo, parque o fogo se espalha rápido em vegetação. Mas a Perícia vai determinar exatamente a área total queimada e as causas", frisa Nágila. O parque, ainda segundo a diretora substituta, recebe uma média diária de 200 pessoas no período de alta estação, como Carnaval e Semana Santa. Durante a baixa estação, a média de visitas diárias cai para 100.




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Estatísticas
Visitas: 3209307 Usuários Online: 57
Empreendedor Destaque
88-999687855

Ipu News, fundado em 20/11/13
APP Ipu News
Rádios.com
Bate Papo

Digite seu NOME:


Ipu News

Parceiros


Copyright (c) 2018 - Ipu News - Todos os direitos reservados