Buscar   OK
Curiosidades

Publicada em 07/09/15 às 05:58h - 192 visualizações
Quase 800 milhões não têm acesso à água

Ipu News


Quase 800 milhões de pessoas não têm acesso a água no mundo e uma das principais saídas para a crise hídrica é estimular a população a economizar. Esse é o tema da terceira reportagem na série "Água - Planeta em Crise".

Com um açude bem no centro da cidade, Campina Grande, na Paraíba, dá a impressão de que tem água sobrando, mas não. O açude está poluído por esgoto. Resta para a cidade o reservatório Boqueirão, a 45 km do centro, que está com menos de 18% da capacidade.

Resultado: os 400 mil habitantes de Campina Grande estão submetidos a um rodízio de água rigoroso. O fornecimento é interrompido às 5 da tarde de sábado e só volta às 5 da manhã de terça-feira.

As caixas d'água de um conjunto habitacional na cidade são pequenas: 500 litros. As pessoas não conseguem armazenar a quantidade de água que precisam. Todos reclamam. "Enchi cinco baldes para trabalhar hoje. Eu só tenho esse aí agora. Depois que terminar esse dou uma parada para não gastar mais agua", conta o pedreiro Ermano Nascimento Alvez.

Não era para ser assim. "Hoje nós estamos pagando uma conta dessa crise por falta de planejamento, essa é uma tragédia anunciada, para quem é do setor sabe que nós não fomos dormir com água e acordamos sem água", diz Newton Azevedo, do Conselho Mundial de Água.
No caso do Boqueirão isso fica claro. Ele está perdendo volume de água desde 2011. São quatro anos de aviso.


Instituto Humanitas Unisinos 21-08-2015.



Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Estatísticas
Visitas: 3359373 Usuários Online: 48
Empreendedor Destaque
+ Acessadas

88-999687855

Ipu News, fundado em 20/11/13
APP Ipu News
Rádios.com
Bate Papo

Digite seu NOME:


Ipu News

Parceiros


Copyright (c) 2018 - Ipu News - Todos os direitos reservados