Buscar   OK
Ceará

Publicada em 31/08/14 as 19:05h - 1820 visualizações
Rio Poti e sua importância

Ipu News


O Rio Poti é um rio brasileiro que banha os estados do Ceará e Piauí.

Sua extensão é de 450 Km

Nasce na Serra da Joaninha, no município de Quiterianópolis mais precisamente no município de algodões , Ceará, e segue no sentido sul-norte até a cidade de Crateús, onde passa a correr no sentido leste-oeste, passando pela cidade de Teresina, Piauí, onde atravessa a Floresta Fóssil de Teresina, até desaguar no Rio Parnaíba. E pelo fato de a cidade de Teresina localizar-se entre os dois rios, a cidade ganhou a alcunha de "Mesopotâmia brasileira".

Possui uma barragem de aproximadamente 800 metros, com paredes de concreto; esse reservatório abastece Crateus e região.

Em seu leito foi construído o Açude Flor do Campo no município de Novo Oriente. Curiosamente, o Rio Poti já pertenceu totalmente ao estado do Piauí, deixando de sê-lo quando se fez necessário trocar as cidades de Independência e Príncipe Imperial (hoje, Crateús) por Amarração (hoje, Luís Correa), formando a maior parte do atual litoral piauiense. Entre os municípios piauienses de Castelo do Piauí e Juazeiro do Piauí fica localizado o Cânion do Rio Poti, local de bela paisagem e onde são praticados alguns esportes, poderá ser submerso pela barragem de Castelo, cuja verba já foi liberada.




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Estatísticas
Visitas: 3162709 Usuários Online: 106
Empreendedor Destaque
88-999687855

Ipu News, fundado em 20/11/13
APP Ipu News
Rádios.com
Bate Papo

Digite seu NOME:


Ipu News

Parceiros


Copyright (c) 2017 - Ipu News - Todos os direitos reservados