Buscar   OK
Estatísticas
Visitas: 3089840 Usuários Online: 82
Empreendedor Destaque
88-999687855

Ipu News, fundado em 20/11/13
APP Ipu News
Rádios.com
Bate Papo

Digite seu NOME:


Ceará

Publicada em 06/10/17 as 06:32h - 48 visualizações
Açude Castanhão está com apenas 3,9% da capacidade

Ipu News


O Açude Castanhão, o maior do Ceará, acumula apenas 3,96% da sua capacidade e a cada dia tem seu volume reduzido. Os dados são da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). No início desde mês, o reservatório acumulava 4,02%. A tendência é de perda seguida em decorrência da contínua liberação de água por meio do Eixão das Águas para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e da evaporação mais intensa neste período do ano.

"Nunca imaginei que o Açude Castanhão fosse secar um dia", a afirmação é do agricultor aposentado e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jaguaribara, Francisco Saldanha, 81. Surpreso, o líder sindical, produtores rurais e moradores desta cidade, no Vale do Jaguaribe, assistem com preocupação a perda de volume de água do reservatório.

A preocupação é geral porque há risco de desabastecimento de dezenas de cidades na Bacia do Baixo Jaguaribe e na RMF, além da paralisação das atividades produtivas. O Castanhão, que tem capacidade de acumular 6,7 bilhões de metros cúbicos, tem apenas 266 milhões de metros cúbicos. O verdadeiro mar de água doce está se exaurindo a cada dia.

"Nunca pensei também que a gente fosse passar seis anos seguidos com pouca chuva, sem chegar a água nos açudes do Ceará", disse, em tom de apreensão, Francisco Saldanha. "Essa é a pior crise de água que já vi em minha vida".


DN




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Ipu News

Parceiros


Copyright (c) 2017 - Ipu News - Todos os direitos reservados