Buscar   OK
Ceará

Publicada em 05/07/17 às 06:24h - 174 visualizações
Deputada Aderlânia Noronha denuncia insegurança nas agências bancárias no Ceará

Ipu News


A deputada Aderlânia Noronha (SD) subiu à Tribuna da Assembleia, nesta terça-feira, 4, para defender seu projeto de lei que tramita na Casa, podendo a implantação e manutenção de serviços de segurança privada prestados por profissionais nas agências bancárias, de forma ininterrupta, durante as 24 horas do dia, inclusive em finais de semana e feriados, nas áreas destinadas aos caixas eletrônicos.

Ela enfatiza que os estabelecimentos bancários estão sendo assaltados com uma frequência cada vez maior, especialmente à noite, quando o movimento de pessoas é menor e não há efetivo policial. Os caixas eletrônicos, após o horário bancário, ficam sem qualquer proteção de agentes de segurança, tornando-se alvos fáceis de ataques.

"Somente este ano foram registrados 28 assaltos a agências bancárias, segundo o Sindicato dos Bancários. E na nossa região dos Inhamuns, temos sete cidades que já foram assaltadas e todas elas  estão sem agências bancárias. Solicitamos uma audiência com o secretário de segurança há mais de 60 dias, e que até agora não nos atendeu." destaca a deputada.

Aderlânia cobra que as instituições bancárias, tanto públicas como privadas, possuem elevada lucratividade, e o que se espera delas é que, em retribuição aos clientes, proporcionem a eles a segurança necessária para poderem usar os caixas eletrônicos com tranqüilidade, sem precisar se deslocar para cidades vizinhas, prejudicando o comércio e a economia local.

"O governador Camilo Santana veio a esta Casa e prometeu um Batalhão de Divisas para Parambu, e até hoje NADA!" cobrou a Aderlânia Noronha.

A parlamentar ressaltou que a Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia já entendeu, ao se manifestar em proposições que tratavam de mecanismos de segurança em instituições bancárias, de iniciativa dos Senhores Parlamentares, que a matéria é de competência do Estado, por tratar de relação de consumo, conforme artigo 24, inciso 5, da Constituição Federal.

Aderlânia citou que, sobre este tema, o legislativo estadual já aprovou as seguintes leis, todas em vigência em nosso ordenamento jurídico:

- Lei n° 12.565, de 11.01.96, que torna obrigatória a instalação de Portas de Segurança nas agências bancárias do Estado do Ceará, e dá outras providências, de autoria do Deputado Cid Gomes.

- Lei nº 14.961, de 08.07.11, que dispõe sobre a instalação de divisórias individuais, proibição do uso de celular, instalação de câmaras de segurança e contratação de empresa especializada para as agências do Estado do Ceará, de autoria do Deputado Tin Gomes.

- Lei nº 15.004, de 28.09.11, que dispõe sobre a proibição de uso de capacete, ou qualquer outro objeto que dificulte a identificação do condutor/passageiro nas agências bancárias, estabelecimentos comerciais e públicos, instituições financeiras no Estado do Ceará, de autoria do finado Deputado Wellington Landim.

Com informações

ASSESSORIA DE IMPRENSA GABINETE DA DEPUTADA ADERLÂNIA NORONHA (SD)




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Estatísticas
Visitas: 3401449 Usuários Online: 88


Empreendedor Destaque
88-999687855

Ipu News, fundado em 20/11/13
APP Ipu News
Rádios.com
Bate Papo

Digite seu NOME:


Ipu News

Parceiros


Copyright (c) 2018 - Ipu News - Todos os direitos reservados